Quem somos

Somos inquietos, pesquisadores, questionadores e estamos todo o tempo pensando em como elevar as empresas brasileiras ao protagonismo da indústria da moda mundial.

Nossos caminhos se cruzaram no ano de 2014 quando atuávamos no Programa de Inovação e Sustentabilidade do Programa Texbrasil da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e desde então nos dedicamos a tornar a indústria da moda brasileira referencia mundial quando falamos em inovação e sustentabilidade.

Quem Fundou

Karine Liotino

Doutoranda e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2014). Graduada em Têxtil e Moda também pela Universidade de São Paulo (2008). Técnica em Vestuário pela Escola Senai Adriano José Marchini (2006). Também realizou treinamentos para especialização em inovação, design e sustentabilidade na indústria da moda na China (2014), EUA (2014), Japão (2014 e 2015), Itália (2015), Barcelona (2016) e Portugal (2015 e 2017).

Durante 8 anos trabalhou na Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), desenvolvendo e gerenciando projetos para estruturar a gestão das empresas do setor para atuarem a partir de uma estratégia baseada em inovação; prospecção de novas tecnologias no Brasil e no exterior; realização de eventos, workshops e missões internacionais; busca de linhas de fomento para financiamento de projetos de inovação nas empresas; prospecção e fomento de parcerias com centros de pesquisa e universidades e conexão das empresas com o ecossistema de inovação nacional e internacional. Realizou diversas palestras no Brasil e no exterior sobre como inovar na indústria da moda. Atualmente é professora de cursos de pós graduação do Instituto Europeu de Design e colunista na sessão de tecnologia da Revista Costura Perfeita.

Américo Guelere

Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), onde obteve também o título de Mestre em Engenharia Mecânica e Doutor em Engenharia de Produção com estágio na Technische Universitat Berlin. Coordenador da Engenharia de Produção do Centro Universitário Estácio, UniSEB em Ribeirão Preto, leciona também no MBA em Gestão Ambiental da PUC em Poços de Caldas, no mestrado profissional do Instituo de Pesquisas Ecológicas (IPE), em cursos de capacitação na Fundação Vanzolini, na Engenharia Ambiental do Centro Universitário Barão de Mauá, sendo revisor do International Journal of Cleaner Production desde 2013.

Como consultor de temas correlatos à inovação e sustentabilidade, é sócio-diretor da LCM Inovação & Sustentabilidade e assessora empresas a estruturarem suas ações em gestão da inovação (incluindo aquelas referentes à Lei do Bem) e gestão do ciclo de vida de seus produtos (com foco em Ecodesign), tendo auxiliado empresas como Whirlpool, HP, Cataguases, Karsten, PH FIT, Lenovo, Linhas Círculo e Natura. Em relação ao universo das micro e pequenas empresas, atendeu cerca de 40 empresas pelo SEBRAE de São Paulo no âmbito de suas ações junto ao tema da sustentabilidade.